quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ubuntu 12.04 LTS terá como codinome “Precise Pangolin”


O fundador do Ubuntu, Mark Shuttleworth, divulgou em seu blog, que a versão do Ubuntu 12.04 LTS (Long Term Support) será chamada de "Precise Pangolin". O Pangolim é um animal que vive nas zonas tropicais da Ásia e da África. Há sete espécies diferentes, sendo que o pangolim possui a pele recoberta por escamas, se enrrola como um tatu e se alimenta de formigas, como um tamanduá.
Shuttleworth declarou que a sua inspiração veio quando ele "recentemente passou algumas horas perseguindo um pangolim pelo deserto do Kalahari" quando notou a precisão e persistência do animal. Algumas alternativas de nomes incluiam "Perky Penguin" e "Porangi Packhorse", que foram rejeitadas por diversas razões.
As versões LTS do Ubuntu, são as versões com "tempo extendido de suporte", o que significa que a versão receberá atualizaçõe de bugs e segurança por um tempo maior do que as outras versões. Por conta disso, as versões LTS são normalmente mais adotadas em ambientes corporativos, servidores e em contratos de suporte. Uma das características da versão 12.04 é que ela será a primeira versão LTS a trazer o Unity, a interface desktop criada pela Canonical para o ambiente Gnome, como padrão e oferecer suporte de virtualização tanto para guests como para hosts e infraestrutura de nuvem para a plataforma ARM.
O Ubuntu 12.04 LTS será lançado em Abril de 2012 e como toda versão LTS, terá tempo de suporte extendido: 3 anos para desktops e 5 para servidores. Já a versão final do Ubuntu 11.10, "Oneiric Ocelot" (atual versão em desenvolvimento) tem seu lançamento previsto para 13 de Outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário