quinta-feira, 20 de outubro de 2011



A Comunidade do “BrOffice” continua viva


Publicado em 20/10/2011 às 18:00 - Linux Magazine


No ano passado, a Associação BrOffice, o braço legal da comunidade OpenOffice no Brasil teve um fim conturbado. Divergências internas e algumas "denúncias" de má conduta no que diz respeito à governança da comunidade, fizeram com que a associação se desfizesse. Apesar disso, a Associação BrOffice é lembrada até hoje pela promoção dos Encontros Nacionais do BrOffice e da Revista do BrOffice. Em meio a tudo isso, ocorreu quase que simultaneamente a compra da Sun pela Oracle, compra esta que foi acompanhada pela incerteza em relação a continuidade do projeto e o que culminou na criação do LibreOffice, fork comunitário do antigo OpenOffice.org.
"Quase toda a comunidade do OpenOffice.org mundial, inclusive os antigos membros do BrOffice, migraram para a The Document Foundation (TDF), que foi criada para dar apoio legal ao LibreOffice", afirmou Gustavo Buzzatti Pacheco, que durante a manhã do dia de hoje (21/10/2011) ministrou um minicurso sobre programação de extenções para o LibreOffice durante o Latinoware 2011. Membro antigo da comunidade, ele chegou inclusive a participar do conselho da Associação BrOffice no passado.


"A comunidade em si nunca foi a associação, mas ela ajuda a comunidade a se organizar. Contudo, o trabalho continua e as pessoas ainda estão engajadas em criar a localização brasileira do LibreOffice", afirma ele. "Inclusive, acabou de sair a eleição de um brasileiro para membro do conselho da The Document Foundation, o Olivier Hallot e agora o Brasil tem presença marcante por lá", declarou ele. A notícia pode ser conferida através de uma postagem no blog da TDF.

Sem comentários:

Enviar um comentário